DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

VEM AÍ A 'AZÁFAMA DOS PRESENTES' NATALÍCIOS! CONSIDERE ESTES!


6 presentes de Natal que não custam dinheiro,
mas que não são grátis

Permita-se dar presentes cujo valor não se mede em quantidade, mas em magnanimidade!

 1. Perdão
Quando perguntaram a Jesus quantas vezes devemos perdoar, Ele respondeu: “Setenta vezes sete”. Trata-se de uma expressão semítica para dizer “sempre”. No Pai-Nosso, a oração que o mesmo Jesus nos ensinou, Ele nos orienta a pedir perdão a Deus de modo unido ao perdão que nós próprios somos chamados a dar aos nossos irmãos:
“Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
O perdão faz parte indissociável do modo como Deus nos ama – portanto, da maneira de amar que nós próprios somos exortados a aprender.
 2. Oração
Conversar com Deus sobre as pessoas e pedir as Suas bênçãos para a vida delas é um presente sublime e de valor eterno. Presentei-o com abundância, não apenas às pessoas mais próximas de você, mas também aos milhões e bilhões de pessoas que sofrem neste mundo todo tipo de provação e privação e que clamam por bálsamo dos Céus. 
 3. Tempo
Um dos nossos bens mais escassos é o tempo, de modo que presenteá-lo é uma preciosidade. Presentear tempo é oferecer dedicação e apreço, o que é particularmente estimado por quem vive uma situação de certa forma “oposta” à da nossa falta de tempo: os idosos, que dispõem de tempo, mas sentem falta de companhia.
 4. Humildade
Queremos que os outros valorizem os nossos esforços e gostamos de comunicar a todos o que nos acontece e o que fazemos – mesmo que seja “apenas” nas redes sociais, tentando aberta ou sutilmente granjear “curtidas” e afagos ao nosso ego. Que tal deixar as vaidades de lado e interessar-se mais por ouvir os outros? Além de ceder as atenções ao próximo, outra forma de presentear humildade é ceder também nas discussões cotidianas sobre os muitos assuntos em que se teima apenas por teimar.
 5. “Eu te amo”
Presenteie a mais bela frase que uma pessoa pode ouvir de outra, especialmente quando essa pessoa também ama você e certamente almeja a reciprocidade: seus pais, seus irmãos, seu cônjuge, seus filhos, seus netos, seus avós, seus familiares mais queridos, seus amigos mais próximos… Ame e diga que ama! Há bebês na família? Que “eu te amo” esteja entre as primeiras frases que eles aprendam a entender e a dizer!
 6. Jesus
Sim, dê Jesus de presente aos demais. Fale d’Ele, ainda que seja brevemente, mas com naturalidade, sem afetação nem exageros, sem imposições nem empáfia. Testemunhe que você O ama. Para isso, use poucas palavras e muitos testemunhos. Reze, visite Jesus na Eucaristia, receba-O na Santa Missa, confesse-se para se reconciliar com Ele. As pessoas percebem quando você de fato tem e transmite Jesus – não é preciso alardear.                          Imissio

Sem comentários:

Enviar um comentário