DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

DIA DA IGREJA DIOCESANA - UMA ASSEMBLEIA SOBRE OS JOVENS, A FÉ E A IGREJA.

A Assembleia Diocesana, convocada pelo bispo da nossa Diocese de Leiria-Fátima, cardeal Dom António Marto, decorreu no domingo, dia 7 de Outubro, entre as 15 e as 17.30h. O auditório do Seminário Diocesano, em Leiria, ficou repleto de participantes para escutar o testemunho experiencial de alguns jovens, a música de mensagem cristã, e a apresentação da Carta Pastoral 'A alegria da fé no caminho dos jovens', escrita - nestes dias - para todos os diocesanos pelo nosso bispo.
Vindos dos 'quatros cantos' da diocese, estiveram presente muitos cristãos, mais e menos jovens. Viveu-se ali um tempo de comunhão eclesial e de partilha.
O testemunho alegre, confiante, mas também 'interrogativo', dos vários jovens intervenientes, faz-nos sentir a necessidade de, como foi lá afirmado, 'não termos a ousadia de ser diferentes, mas sim de marcar pela diferença...a comunicação de fé entre os jovens e aos jovens precisa de uma nova 'semântica', nas palavras e nos gestos, mais focada no positivo e no alento do que no negativismo e numa visão exclusivamente marcada pelo 'pecado''. Além disso os jovens intervenientes referiram ainda quão importante é 'ensinar o compromisso, a responsabilidade e quanto é necessário a proximidade para ser credíveis'. Por fim referiram que uma das questões prementes, quando se trata de 'confrontar' e propor aos jovens, é acerca do 'tempo', na seu uso e na sua importância!
Dom António apresentou de maneira sucinta, mas elucidativa eloquente, os 'eixos' fundamentais que estruturam a Carta Pastoral que escreveu aos diocesanos. Também ela é sobre a relação dos jovens, com a Igreja, a fé, e os discernimento nas escolhas da vida. Como ser apelativos com os jovens? Como 'ir ao encontro'? Porquê a existência de uma certa 'debandada' actual, especialmente pós-crisma?
Para quem participou foi certamente um agradável e feliz tempo, de partilha e formação cristã!


Sem comentários:

Enviar um comentário