DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (6) - quarta-feira-feira da primeira semana

21 FEV
Quarta-feira da primeira semana

 Do livro de Jonas: 
Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: «Dentro de quarenta dias Nínive será destruída.» Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus, ordenaram um jejum e vestiram-se de saco desde o maior ao menor. A notícia chegou ao conhecimento do rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou o seu manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza. Em seguida, foi publicado na cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: «Os homens e os animais, os bois e as ovelhas não comam nada, não sejam levados a pastar nem bebam água. Os homens e animais cubram-se de roupas grosseiras, e clamem a Deus com força; converta-se cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se Deus não se arrependerá, e acalmará o ardor da sua ira, de sorte que não pereçamos?» Deus viu as suas obras, como se convertiam do seu mau caminho, e, arrependendo-se do mal que tinha resolvido fazer-lhes, não lho fez (3,4-10).
O nome de Deus é misericórdia. Ela não se alheia dos pecados, chama a atenção e corrige o pecador, mas usa de misericórdia infinita para quem o invoca com verdade e humildade. Os gestos de arrependimento exprimem a 'fraqueza' de Deus, pois Ele não é capaz de não perdoar. "Ter um coração misericordioso não significa ter um coração débil. Quem deseja ser misericordioso necessita de um coração forte, firme, fechado ao tentador, mas aberto a Deus". (Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2015.)

 Oração: 

Deus, Pai rico de misericórdia,
fazei de mim um instrumento de vossa paz! 
Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. 
Oh Mestre, fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; Compreender, que ser compreendido; Amar, que ser amado; Pois é dando que se recebe; É perdoando, que se é perdoado; E é morrendo que se vive para a vida eterna. (Francisco de Assis)  

Sem comentários:

Enviar um comentário