DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

40 PENSAMENTOS QUARESMAIS - um cada dia (4) - segunda-feira da primeira semana

19 FEV
Segunda-feira da primeira semana

 Do livro do Levítico: 
«Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel e diz-lhes: sede santos, porque Eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo. Não furtareis, não mentireis, nem enganareis em detrimento de um compatriota. Não jurareis falso, em meu nome; desse modo profanareis o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor. Não roubarás nem furtarás nada ao teu próximo; o salário do jornaleiro não passará a noite em teu poder até à manhã seguinte. Não insultarás um surdo, não colocarás tropeços diante de um cego. Teme o teu Deus. Eu sou o Senhor: Não cometerás injustiças nos julgamentos. Não prejudicarás o pobre, nem serás complacente para com o poderoso. Julgarás o teu compatriota com imparcialidade. Não semearás o mal no meio do teu povo. Não peças o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor.Não odiarás o teu próximo no teu coração; mas repreende o teu compatriota para não caíres em pecado por causa dele. Não te vingarás nem guardarás rancor aos filhos do teu povo, mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor (19,1-2.11-18).
Eis o 'Código da Santidade'. Poderíamos eventualmente continuar: 'não apontarás o dedo acusador a quem o Senhor ama como a ti...'. As exigências quaresmais tocam o âmago da vida e das atitudes. Nas "alegrias" e nas "angústias" de cada homem, por bom ou mau que seja, voltamos a ouvir a pergunta de Jesus: "A quem procurais?’ (Jo 1, 38); "Quem procurais?" (Jo 18, 4.7), "A quem procuras?’ (Jo 21, 15). No fim de tudo, também da vida, seremos julgados pelos 'pequenos' gestos de amor que dispensámos aos que o Senhor nos entregou para amarmos mais: o pobre, o doente, o desprezado, o ferido, o pai, a mãe, os filhos e netos, o vizinho, o que está perto ou longe... porque o 'amor' ao jeito de Jesus não tem distâncias.


 Oração: 

Deus, nosso Pai,
conduz-me  pelo caminho da 'santidade',
mesmo quando me parecer um caminho impossível.
Alavanca a minha esperança, 
para que nunca desanime 
e lança sobre mim o teu olhar misericordioso!
Faz-me reconhecer que o Teu Nome 
que se fez vida no Teu Filho
seja sempre pronunciado por palavras vindas do coração.
Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário