DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

sábado, 23 de maio de 2020

INFORMAÇÕES E PROPOSTAS CELEBRATIVAS EM FAMÍLIA - VII DOMINGO PÁSCOA (ASCENSÃO)

E eis-nos a aproximar-nos do fim do tempo litúrgico da Páscoa: Neste sétimo domingo fazemos memória celebrativa da Ascensão de Jesus ao Céu. No próximo domingo conclui-se a Páscoa com a solenidade de Pentecostes. 
Este domingo é desde há bastantes anos ligado ao Dia Mundial das Comunicações Sociais. Como cristãos hoje relembramos e voltamos a comprometer-nos pela verdade, aquela que inclui a esperança e o bem comum. Comprometer-nos com uma conduta firme e sincera pela vida, em todos os eus estádios.
Como diz o Papa Francisco, na carta para este dia quando afirma que desde sempre o ser humano precisa de ‘tecer histórias…mas nem todas as histórias são boas…Há uma que é a História das história, é uma história que se renova e nos renova. Ela tem o centro e Jesus Cristo’.

Hoje, sou eu, és tu, somos nós os protagonistas desta História. Maria, a mãe, nos ajude a ‘contar’ esta História com a nossa própria vida e testemunho... Sem medos!
---------------------------------------------------------------------


* Além da proposta já habitual da Eucaristia, a partir da Igreja de Mira de Aire, às 11.30h, via facebook 
* Continuamos a rezar diariamente o Terço (na Igreja Paroquial de Mira de Aire) 
Tudo isto via facebook: https://www.facebook.com/mialsb (Paroquias de Alvados Mira de Aire e São Bento) ou https://www.facebook.com/leaosadio/ (luis ferreira).

* A Igreja paroquial de Mira de Aire está aberta, entre as 9 e as 17h (segunda a sábado). Não haverá qualquer celebração, por enquanto, mas respeitando as regras que já se conhecem, quem desejar poderá entrar para rezar em silêncio. 
          - utilização obrigatória de máscara
          - desinfecção das mãos ao entrar
          - não tocar objectos religiosos (ou imagens)
          - não manter conversas dentro do espaço

* No próximo fim-de-semana retomam-se algumas celebrações. Por enquanto seremos prudentes, também por todas a implicações e exigências de organização, limpeza e higienização dos espaços. Nesse sentido haverá as seguintes celebrações da Eucaristia. 
: na Igreja de Mira de Aire, no dia 30 às 18h e 31 às 11.30h.
: na Igreja de Alvados, no dia 31 às 10h
: na Igreja de São Bento, no dia 31 às 11.30h

: a partir do dia 1 de Junho celebra-se a missa diária na Igreja Paroquial de Mira de Aire, às 18h

* No dia 31 de Maio, domingo, se o tempo permitir, faremos o ENCERRAMENTO DO MÊS DE MARIA, no exterior da Igreja de Mira de Aire, pelas 21h. Quem desejar poderá participar, segundo as regras do distanciamento, em redor do Largo da Igreja.

* Terça-feira, dia 26 o Cartório estará aberto

----------------------------------------------------------------------------------------



SAUDAÇÃO PAI OU MÃE:
Hoje, celebramos o Domingo da Ascensão. Atira-nos os olhos do coração para o alto, onde já se encontra Cristo na glória do Pai, mas pede-nos pés bem firmes na terra. A presença do Senhor habita e fala-nos ao coração. A sua companhia está garantida, não de modo virtual, mas nos laços fraternos da nossa comunhão, na partilha do pão da Eucaristia, na alegria da missão. Este é um novo tempo para os discípulos. Aprendamos deles a viver a graça deste tempo. Celebramos com alegria: Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amen.

PEDIMOS PERDÃO [cada membro da família é convidado a lavar os olhos] E, porque este é o tempo, de redescobrir a graça e a missão que brotam do Batismo, lavemos o nosso rosto, para que o Senhor ilumine os olhos do nosso coração e nos faça compreender a grande esperança da vida eterna, a que somos chamados, em Cristo hoje elevado aos Céus e exaltado na glória do Pai.

FILHO/A: Senhor Jesus: lava e ilumina os olhos do meu coração, para que veja o caminho que sou chamado a seguir, nestes novos tempos de missão. TODOS: Ámen.

FILHO/A: Cristo Jesus: lava e ilumina os olhos do meu coração, para que veja os largos horizontes da missão, para levar a alegria do Evangelho a todos os corações. TODOS: Ámen.

FILHO/A: Senhor Jesus: lava e ilumina os olhos do meu coração, para que veja a terra que piso, a casa que habito, o lugar onde estudo e trabalho, como ponto de partida da missão. TODOS: Ámen.

ACOLHEMOS A PALAVRA [Ver/ouvir a primeira parte do vídeo/audio disponíveis no Laboratório da fé; Quem não tem acesso aos meios digitais pode ler o texto em anexo]

LEITURA DO SANTO EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS [capítulo 28, versículos 16 a 20] Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinandoas a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos». [Ver/ouvir a segunda parte do vídeo/audio...]

PARTILHAMOS A PALAVRA
Além de nos abrir o caminho e mostrar a meta, Jesus Cristo garante-nos a sua permanente companhia: «Eu estou sempre convosco». Não é apenas em alguns momentos. É ‘sempre’ e reforçada com o ‘até ao fim dos tempos’. Jesus Cristo é ‘Deus connosco’, do princípio ao fim do evangelho, do princípio ao fim da nossa vida. Uma e outra vez, em anteriores ‘episódios’, percebemos esta promessa: torna-se presente, entra na ‘casa’ dos discípulos, faz caminho com eles, dá-se a conhecer, conforta os perturbados, transmite a paz e a alegria. A nossa missão é ajudar outros a perceber este dom maravilhoso, a definitiva vitória da vida. Vamos abrir a janela do compromisso. Sem medo! O compromisso é dar continuidade à missão de levar a Boa Nova a todas as pessoas. A sugestão do Papa Francisco é contar a nossa história: «fazer memória daquilo que somos aos olhos de Deus, testemunhar aquilo que o Espírito escreve nos corações, revelar a cada um que a sua história contém maravilhas estupendas». O compromisso é ‘ensinar’ a nossa história, falar de nós e da beleza que nos habita, olhar o mundo e os acontecimentos com ternura.

PRECES
Diante do amor compassivo do Senhor, podemos levar e elevar à presença de Deus as pessoas que conhecemos, confiar-lhe as situações que vivemos. Seja o Senhor a recompor o tecido da nossa vida. E digamos: Fica connosco, Senhor, até ao fim dos tempos!

> Pela Igreja, para que, ao jeito de Jesus, saiba comunicar a beleza do Evangelho, em que a vida se faz história e a história se faz vida. Nós te pedimos: Fica connosco, Senhor, até ao fim dos tempos!

> Pelos ‘heróis’ destes tempos de pandemia: para que enfrentem as situações difíceis e combatam o mal, movidos apenas pela força do amor, que os torna corajosos. Nós te pedimos: Fica connosco, Senhor...

> Pelos que habitam o ambiente digital e usam os meios da comunicação social: para que rejeitem a falsidade e os discursos banais ou agressivos e ofereçam narrações construtivas, que alimentem a nossa esperança. Nós te pedimos: Fica connosco, Senhor, até ao fim dos tempos!

> Pela nossa família: para que façamos memória agradecida daquilo que somos aos olhos de Deus, para depois anunciarmos e testemunharmos a todos as maravilhas do Senhor. Nós te pedimos: Fica connosco, Senhor...

 > [acrescenta a tua intenção].

Nós te pedimos: Fica connosco, Senhor... Ó Maria, Mulher e Mãe, teceste no seio a Palavra divina, narraste com a tua vida as magníficas obras de Deus. Ensina-nos a reconhecer o fio bom que guia a história. Ajuda-nos a construir histórias de paz, histórias de futuro. E indica-nos o caminho para as percorrermos juntos. Ámen.

ORAÇÃO FINAL
- Pai-Nosso
- Avé-Maria

COMPROMISSO
Vamos contar a nossa história: em família, podemos dialogar sobre a forma como vivemos e ‘procurar’ o bom que nos aconteceu nestes dias. O Papa lembra que «o conhecimento de Deus se transmite sobretudo contando, de geração em geração, como Ele continua a tornar-se presente. O Deus da vida comunica-se, narrando a vida».


Bendigamos o Senhor! TODOS: Graças a Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário