DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

4 PROPOSTAS PARA A QUARESMA 2020 NAS PAROQUIAS DE ALVADOS, MIRA DE AIRE E SÃO BENTO


Quaresma 2020

‘’Reconciliai-vos com Deus’
Extracto da Mensagem Quaresmal  do Papa Francisco

“Nesta Quaresma de 2020, quero estender a todos os cristãos o mesmo que escrevi aos jovens na Exortação apostólica Christus vivit: «Fixa os braços abertos de Cristo crucificado, deixa-te salvar sempre de novo. E quando te aproximares para confessar os teus pecados, crê firmemente na sua misericórdia que te liberta de toda a culpa. Contempla o seu sangue derramado pelo grande amor que te tem e deixa-te purificar por ele. Assim, poderás renascer sempre de novo… 
Quanto mais nos deixarmos envolver pela sua Palavra (de Deus), tanto mais conseguiremos experimentar a sua misericórdia gratuita por nós. Portanto não deixemos passar em vão este tempo de graça, na presunçosa ilusão de sermos nós o dono dos tempos e modos da nossa conversão a Ele...
Colocar o Mistério pascal no centro da vida significa sentir compaixão pelas chagas de Cristo crucificado presentes nas inúmeras vítimas inocentes das guerras, das prepotências contra a vida desde a do nascituro até à do idoso, das variadas formas de violência, dos desastres ambientais, da iníqua distribuição dos bens da terra, do tráfico de seres humanos em todas as suas formas e da sede desenfreada de lucro, que é uma forma de idolatria.”
GESTOS CONCRETOS E ACÇÕES PARA A QUARESMA
(quatro propostas):
1.    RETIRO POPULAR
Com já vem sendo um bom hábito, eis um instrumento à disposição de cada cristão que deseje, para valorizar a leitura orante da Palavra de Deus, em grupo (ou até individualmente). A grelha com os vários grupos estará exposta na entrada da Igreja e qualquer um pode associar-se a um desses grupos de reflexão e partilha. Há guiões de apoio nos lugares habituais das igrejas.

2.    RENÚNCIA QUARESMAL
Eis um modo de partilhar com uma acção concreta, proposta pelo nosso bispo. Diz ele na sua carta para a Quaresma: A coleta desta renúncia na nossa diocese será canalizada para a Diocese de Tete, em Moçambique, cujo bispo, D. Diamantino Antunes, é missionário da Consolata e natural de Albergaria dos Doze. A diocese tem uma superfície de 100.724km2, maior que Portugal, com uma população de 3.764.169 habitantes, dos quais só 23% são católicos. É uma diocese pobre, carente de recursos humanos e materiais para a obra de evangelização. Demos, pois, um testemunho forte de generosidade na partilha!A maneira habitual de realizar este gesto, passa pelo retirar do envelope 'próprio' existente nas entradas das igrejas, fazer alguma renúncia de valor pecuniário - pensando na intenção que é sugerida - e devolver o envelope, com o valor da renúncia, no ofertório das missas do domingo de Ramos. Como já sabemos não importa tanto o quanto se dá, mas a 'verdade' da renúncia (que significa pensar nos que tem mais necessidade e podem ser ajudados por nós, pouco ou muito)
3.    24 HORAS PARA O SENHOR
Repropõe-se, a partir da sugestão do Papa Francisco, a iniciativa “24 horas para o Senhor”. A adesão das comunidades tem sido ‘surpreendentemente’ bela, envolvendo grupos existentes e outros que se formam ‘ad hoc’. Para isso basta que, com seriedade, queiram 'responsabilizar-se' por 1 hora diante do Santíssimo, na Igreja de Mira de Aire. das 18h do dia 20 às 18h do dia 21 de Março. Assinalem já a vossa hora na grelha existente no Cartório (ou na sacristia). 

4.    PEREGRINAÇÃO DIOCESANA A FÁTIMA
No dia 29 de Março. Nesse domingo, não haverá as missas habituais, pois o nosso bispo diz-nos ‘convido todos a participar e, de modo particular, os jovens’.  E eu acrescento: que adiram os jovens e seus pais e muitos das comunidades paroquiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário