DESTAQUE

PÁSCOA 2023 - cartaz e pensamento

 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

NATAL EM MIRA DE AIRE - é mais que um dia....

O Natal cristão começa na noite, continua no dia, prolonga-se nos oito dias seguintes (oitava de Natal) e depois... 'é quando o ser humano quiser'!
Em MIRA DE AIRE exprime-se este feliz acontecimento com um júbilo e dinamismos muitos específicos e próprios dos mirenses. 
Tendo sempre presente que todos devemos ser protagonistas vivos e participantes  deste 'mistério do amor de Deus' na Encarnação de Jesus, em Belém, em Mira de Aire quem nos 'guia' aqui são os Quarentões, este ano os nascidos em 1978.
Desde o acender do 'fogo', à aldeia de Natal, à Exposição da 'arte natalícia' feita à mão (na Igreja Velha), à celebração jubilosa da  Missa 'in Galli Cantu' (do galo), à pirotécnia, às filhoses e café da avó, até aos leilões que se sucedem até dia 1 de Janeiro do novo ano, ao embelezamento 'sempre tão original' da Igreja, aos 'pais natais' que deliciam as crianças mirenses e a outros sinais festivos....tudo é 'coroado' com a devoção marcante à padroeira, Nossa Senhora do Amparo, nas várias expressões que lhe são tributadas, especialmente com a procissão natalícia.
No Natal a Festa grande é do Filho, da vida que nasce... É Ele o centro. Mas aqui sente-se que atrás dum Filho Único e Salvador há sempre uma Grande Mãe.












Sem comentários:

Enviar um comentário